Fortuna

Camisa usada por Maradona em histórico gol de mão é leiloada por quantia milionária

Filha do jogador contesta versão de vendedor da peça

Peça foi analisada pela Sotheby's e confirmada como a utilizada por Maradona no gol
Peça foi analisada pela Sotheby's e confirmada como a utilizada por Maradona no gol |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

A casa de leilões Sotheby's confirmou que a camisa utilizada por Maradona na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 - dia de "La Mano de Dios", o famoso gol de mão do polêmico craque - foi arrematada por impressionantes 7,1 milhões de libras (R$ 44 milhões).

A trama só melhora. O dono da camisa era ninguém menos que Steve Hodge, meia que falhou no lance do gol ao cortar a bola para trás, deixando à feição para o desvio de Maradona. O craque argentino ainda marcou o segundo - no que é considerado um dos gols mais bonitos da história das Copas.

E não para por aí. Isto porque uma das filhas de Dieguito, Dalma Maradona, afirma que a peça não foi utilizada no momento do gol de mão. Seria, sim, a camisa utilizada no segundo tempo da partida - e posteriormente trocada com Hodge na saída do gramado.

"Esse ex-jogador acredita que tem a camisa do segundo tempo do meu pai, mas é uma confusão. Ele tem a do primeiro. Queríamos esclarecer isso para que as pessoas que quiserem comprá-la saibam da verdade", afirmou Dalma no início de abril, época em que foi anunciado o leilão.

Independente de quem está certo nesta história, o fato é que a camisa de Maradona bateu por muito o recorde de peças de futebol em leilões. A maior venda, até então, havia sido a camisa utilizada por Pelé na Copa de 1970, arrecadando 157 mil libras em 2002.

< Câmeras flagram ladrões roubando caminhão com itens de academia Cobra é encontrada em pátio da Prefeitura de Maricá; veja vídeo <